Em uma época onde grande parte das pessoas vivem ansiosas e sobrecarregadas, pensar em produtividade de maneira saudável se torna quase um tabu, porém, precisa realmente ser assim?
Hoje vim bater um papo em como ser produtivo em um contexto de uma sociedade ansiosa e imediatista.
ESCREVA SUA ROTINA
Eu sei que essa dica é bem clichê, mas é essencial para alcançarmos um nível de produtividade satisfatória nas demandas diárias. Escrever ou rabiscar sobre seus afazeres te beneficia de duas formas: entender o que precisa ser feito e os níveis de prioridades. Um ponto muito comum é o fato de não lembrarmos de todas as nossas tarefas, e isso faz com que muito do nosso tempo seja gasto com que não é prioridade, mas com demandas lembradas de maneira avulsa, prejudicando nosso engajamento com as atividades que precisam ser feitas naquele dia.
Além disso, entender os níveis de prioridades faz com que organizemos nosso tempo de maneira mais realista; eu não posso executar 20 projetos extensos em um dia, mas quem sabe eu consiga terminar um e ainda conciliar a metade de outro? Mas ter essa clareza do que precisa ser feito hoje, amanhã ou depois faz com que eu entenda o que precisa ser primazia na minha rotina.
ESTABELEÇA REGRAS
Algo muito comum é o fato de não trabalharmos com algumas regras que ajudam com a disciplina e senso de responsabilidade com nossas demandas, o que poderia ser melhorado através de tempo e horário. Quando esclarecemos o tempo das coisas, torna-se claro os caminhos que
devo seguir para chegar até o objetivo final, ou seja, como posso organizar minha rotina até o dia x para executar esta atividade. Ademais, um bom ponto é trabalhar com horários rotineiros. Acostume seu corpo a entender que tem tempo para tudo, dormir, comer, curtir e inclusive: trabalhar. Ou seja, quando for tempo de produtividade, evite estar perto do que possa desviar sua atenção: o celular, o WhatsApp, o Instagram, se possível for, o
mais indicado é desligar até o Wi-fi e assim está concentrado em apenas uma tarefa.
USE A TECNOLOGIA
Com o avanço tecnológico, muita coisa evoluiu e melhorou, e bom, por que não usarmos isso ao nosso favor? Separei alguns aplicativos que podem te ajudar na sua produtividade:
● Trello: uma plataforma popular para organização nos celulares e computadores, o aplicativo funciona a partir de criação de quadros
preenchidos com cartões, possibilitando a customização e podendo ser incluídos checklist, anexos, comentários, etiquetas, entre outras funções.
● HabitBull: é um aplicativo para Android e ele serve para quem precisa de uma ajudinha para mudar seus hábitos. Nele, o usuário cadastra tudo que deseja: ir a academia, parar de tomar refrigerante, escrever no blog, enfim, o que precisar, e a partir disso ele atribui se é positivo ou negativo e irá marcar a cada vez que fizer. A interface dele e seus Widgets são propícios para facilitar a anotação das atividades.
● Google Agenda: com uma conta no Google ou usando o Outlook Agenda é possível gerenciar os compromissos da equipe, agendar reuniões e outras atividades, além de saber onde achar as pessoas, se necessário. O Google Agenda permite a visualização de anotações, checklist e eventos dentro do calendário.
● Todoist: este aplicativo oferece excelentes opções de customização, como subtarefas, subdivisão de projetos, notificações e lembretes, definição de
prioridades e muito mais. É um dos melhores aplicativos de produtividade que permite criar suas listas de tarefas e até compartilhar com outras
pessoas.
● Focuslist: O aplicativo FocusList possibilita listar todas suas atividades do dia e registrar o tempo gasto em cada uma delas, marcando o início e fim. Aliás, o método Pomodoro também faz parte das funções dentro do aplicativo.
Agora você não terá desculpas para procrastinar ou não consegui se organizar para ser produtivo no seu dia-a-dia, mas me conta aqui: você já conhecia algum desses aplicativos?
2 respostas
Parabéns pelo conteúdo. Muito bom
Obrigada!